No dia do seu aniversário, Diário Popular foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural do RS

No dia do seu aniversário, Diário Popular foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural do RS

130 anos de compromisso com a notícia
No dia do seu aniversário, Diário Popular foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural do RS

A manhã desta quinta-feira foi duplamente especial para o Diário Popular. No dia em que completou 130 anos de história, o Jornal também foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural do Rio Grande do Sul. A sanção da lei ocorreu através de uma webconferência com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), o proponente do projeto, deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas (PSDB), a diretora do Jornal, Virginia Fetter e demais autoridades convidadas.
A sessão foi aberta pelo autor do projeto, enfatizando que apenas o fato de o periódico estar completando mais de um século de história e compromisso com a verdade já seria motivo suficiente para tal reconhecimento. “Naturalmente já é um patrimônio do Estado, pois não há fato relevante que não tenha passado pelas páginas do DP”, disse Viana. Também salientou a relevância e referência nacional do veículo em tempos de disseminação de notícias falsas e relembrou saudosos nomes que já estiveram estampados nas páginas do Diário Popular. “Já passaram figuras ilustres como João Simões Lopes Neto, Aldyr Schlee e Mário Osório Magalhães”, recordou.
Já a diretora Virginia Fetter destacou que não há presente maior que o reconhecimento, principalmente vindo das mãos dos representantes do povo. “Agradeço a todos que votaram no projeto e a todos que construíram essa bonita história”, completou. Virgínia reafirmou o compromisso do jornal com a sociedade, sempre pautado pela ética e pelo pluralismo, garantindo que o DP sempre estará de portas abertas, pois é isso que enriquece cada página diária do veículo centenário. A diretora pediu que o leitor participe ativamente, cada vez mais, seja através do impresso ou da interação nas redes sociais, e garantiu que a motivação para fortalecer a Zona Sul é cada vez maior. “Seja na política, na cultura ou na economia, Pelotas e região merecem o nosso esforço”.
Também presente na solenidade, a prefeita falou que estava acompanhada da sua primeira leitura do dia e mostrou a edição comemorativa do jornal. “Estamos vivendo um momento relevante para todos pelotenses”, falou. O mais de um século de história, para Paula, é consequência da credibilidade, da ética e do comprometimento com a veracidade dos fatos. “É isso que manteve e isso que mantém”, afirmou. Outro ponto destacado pela chefe do Executivo foi a sabedoria ao se adaptar às novas tecnologias e mídias sociais, fazendo questão de atender o público mais jovem. “Mas eu sou analógica, gosto dele na mão”, brincou.
O governador assinou a lei através de uma ferramenta online, com todos os presentes acompanhando o momento. No ato, Leite recordou as primeiras vezes em que apareceu no periódico. “Eu me sinto especialmente feliz em estar aqui hoje como governador e poder assinar esta lei. Como pelotense e com minha trajetória de vida pública construída nesta cidade, me lembro do quão relevante foi para mim as primeiras vezes em que pude estar numa matéria ou numa fotografia no nosso principal veículo de comunicação da região sul”, destacou, apontando as constantes atualizações do Diário Popular.

Sem comentários

Enviar comentário