Menor quantidade de conteúdo ajuda jornais europeus na conquista por mais leitores

Menor quantidade de conteúdo ajuda jornais europeus na conquista por mais leitores

Menor quantidade de conteúdo ajuda jornais europeus na conquista por mais leitores

Jornal ANJ Online

04 Fevereiro 2020

O menos é mais para alguns dos principais jornais europeus, relata o site Digiday, especializado em comunicação. Em 2019, veículos como o The Guardian, The Times of London e Le Monde obtiveram crescimento no tráfego de público, maior tempo de permanência e, finalmente, mais assinantes depois de cortarem uma parte da produção de seus conteúdos e concentrarem mais esforços na qualidade do jornalismo de suas redações – em alguns casos até com o aumento no número de profissionais. “Se um site de notícias publica 100, 500 ou 1 mil textos, não faz diferença para o leitor”, diz o analista de mídia Thomas Baekdal. “O que importa é a qualidade e a relevância dos conteúdos. Os publishers descobriram que, quando eliminam o que não é valioso, ninguém percebe que aquilo se foi”.

O britânico The Guardian, por exemplo, cortou sua produção semanal em um terço depois de detectar, usando sua ferramenta de análise em tempo real Ophan, que ninguém estava lendo uma grande parte do jornalismo produzido pela redação, segundo Chris Moran, editor de projetos estratégicos do jornal. A mudança no volume levou ao crescimento do tráfego, informou a editora-chefe do The Guardian, Kathrine Viner. Em dezembro de 2019, o diário tinha 25 milhões de usuários únicos mensais no Reino Unido, acima dos 23,4 milhões do ano anterior, segundo a Comscore.

Entre 2017 e 2019, o francês Le Monde reduziu seu número total de artigos em 25% e aumentou sua equipe de redação para 500 jornalistas. Seu público on-line cresceu 11%, de acordo com Luc Bronner, editor-chefe do jornal. Em dezembro de 2019, informou a Comscore, o Le Monde tinha 9,1 milhões de usuários mensais únicos na França contra 8,4 milhões em dezembro de 2018.

O The Times of London decidiu reduzir em 15% a publicação de conteúdo em um das principais seções de seu site depois de verificar que textos sem conteúdo adicional ou exclusivo tinham um desempenho inferior junto aos leitores. Após a mudança, o tempo de leitura por meio do aplicativo para smartphone do jornal aumentou 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sem comentários

Enviar comentário