Assembleia aprova projeto de Viana que reconhece o Diário Popular como de relevante interesse cultural do RS

Assembleia aprova projeto de Viana que reconhece o Diário Popular como de relevante interesse cultural do RS

Assembleia aprova projeto de Viana que reconhece o Diário Popular como de relevante interesse cultural do RS

Principal veículo de comunicação da região completa 130 anos no dia 27

Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto que reconhece o Diário Popular como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A proposta é de autoria do deputado pelotense Luiz Henrique Viana (PSDB).

A expectativa é que o governador Eduardo Leite sancione o texto até o dia 27 de agosto, quando o jornal completa 130 anos. “O reconhecimento é um verdadeiro presente de aniversário do Estado ao Diário Popular pelos registros da nossa história e, principalmente, da nossa Pelotas. O jornal é um importante instrumento cultural, razão pela qual esta homenagem se faz tão importante”, destacou Viana.

O DP, como é conhecido, figura entre os três periódicos mais antigos do Rio Grande do Sul com circulação ininterrupta e também ocupa lugar de destaque em um levantamento da Associação Nacional de Jornais (ANJ), com um dos dez mais longevos em circulação no Brasil – entre aqueles que superaram os cem anos.

Principal veículo de comunicação da Zona Sul do Estado, o Diário Popular noticiou cenários e mudanças em três séculos, como a primeira Constituição Estadual, de 1891, as Guerras Mundiais, o lançamento das bombas atômicas no Japão, as conquistas (e também as derrotas) do Brasil em todas as Copas do Mundo, a chegada do homem à lua, a queda do muro de Berlim, o atentado ao Papa João Paulo II, os governos brasileiros desde a República Velha, as Diretas Já, a redemocratização do país, o atentado às Torres Gêmeas, o último conclave que elegeu o Papa Francisco. O jornal também abraça bandeiras de interesse da comunidade e em prol do desenvolvimento regional, como a tão necessária duplicação da BR-116.

A exemplo do doce, do patrimônio histórico, da cultura, o periódico já se transformou em um verdadeiro símbolo pelotense. O jornal teve entre seus colaboradores o escritor João Simões Lopes Neto. Com obras reconhecidas em todo o país, Simões Lopes publicou nas páginas do Diário Popular 12 de seus Contos Gauchescos, em 1911 e 1912.

Em tempos de propagação de fake news, o reconhecimento do Diário Popular representa também a valorização do jornalismo de qualidade.

TRAMITAÇÃO

Antes de ser votado em plenário, o projeto de Viana passou por duas comissões da Assembleia. Na de Constituição e Justiça, o relator foi o deputado Frederico Antunes (PP). Já na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, o relator foi o pelotense Fernando Marroni (PT).

Agora, a proposta segue para a sanção do governador Eduardo Leite.

FOTO: Reprodução

Sem comentários

Enviar comentário